:: ::

  

Quem Somos Cadastro Membros Fórum Notícias Eventos Fotos Vídeos Tunning Roteiros Chat Downloads Links Loja


Antes de ter medo, previna-se!
Postado em: 14/7/2009 19:22:02
Por: SAURO DE COL FILHO

Especialistas falam do cenário de roubo de motos e dão dicas de como evitar este mal

Desejo muitas pessoas até têm, mas em função da violência de hoje, o medo de ser assaltado acaba sendo maior que a vontade de realizar o sonho da compra de uma moto. Entretanto, este perigo pode acontecer não só de moto, como de carro, a pé ou até mesmo utilizando transporte público. Por isso, o ideal é se proteger de todas as formas para que você não se torne mais uma vítima.
Segundo o delegado de policia de São Paulo, escritor internacional e pesquisador criminal, Jorge Lordello, o roubo e furto de motos na cidade aumentou nos últimos anos especialmente por causa do trânsito. “Com o congestionamento cada vez maior, a policia ficou sem mobilidade, por isso os assaltantes perceberam que utilizar uma motocicleta para fazer assaltos era mais vantajoso na hora da fuga. Sempre em dois, o piloto e o garupa rendem o motociclista e tomam a sua moto, podendo assim escapar tranquilamente”, conta.
Lordello diz ainda que essa facilidade de roubar fez também com que o mercado ilegal de motos aquecesse. Além disso, esses assaltantes não furtam apenas motocicletas, mas também focam pessoas no semáforo, seqüestros relâmpagos, caixas eletrônicos, entre a pratica de outros crimes. “E isso acontece pela cidade toda, não existe um ponto especifico ou uma classe social atingida. Houve uma democratização onde todos se tornaram vitimas. Mas o que podemos observar é que onde o trânsito é carregado, é onde se corre mais risco”, alerta.

Ação e reação
De acordo com Jorge Lordello, tanto a policia de São Paulo quanto o Governo tem feito um bom papel na questão da segurança, é só observar que a quantidade de prisões e apreensões aumentou. Entretanto, não depende só deles o combate à criminalidade. “O próprio cidadão tem que se colocar em situações de menos risco. Tem que procurar dirigir nos princípios de defensiva e evasiva. Não pode facilitar. Por exemplo, vai a um bar a noite e deixa a moto na rua, é claro que pode ser assaltado já que é impossível um policial vigiar todas as motos da cidade. Então cabe a própria sociedade ter atitudes mais preventivas”, enfatiza.
Outra dica do delegado é que todo o motociclista faça seguro de sua moto, contudo, como nem sempre é possível, ele aconselha instalar bons alarmes, bloqueadores e rastreadores como o CarSystem. Todos os cuidados e prevenções que facilitam a recuperação do veículo.

Falando nisso...
Vacine sua moto
Além de rastreadores e bloqueadores, o mercado de duas rodas possui também um sistema antifurto que afasta ainda mais os assaltantes, o “Vacina contra roubo”. De acordo com o gerente da loja Vacina contra roubo, Sinval Pereira da Silva, este é um sistema de proteção pró-ativa, na qual se grava o número da placa do veículo em mais 30 partes da motocicleta, além das três já existentes de fábrica como o chassi.
Silva diz que o motociclista ganha também três adesivos para colocar na moto avisando os assaltantes que o seu veículo é vacinado e com isso evita o furto. “O ladrão praticamente desiste de assaltar uma moto que possui essa vacina, pois já que as peças estão todas marcadas, quem vai querer comprar dele um material fácil da policia localizar? Ele desiste”, argumenta.

Dicas: Se for assaltado:
• Não reaja
• Não tente evadir do local
• Não realize movimentos bruscos como descer da moto ou pegar a carteira
• Não pegue nem acione o controle remoto do alarme
Essas são dicas que evitarão que o assaltante dispare uma arma contra você!

Se liga!
Motos mais visadas

Titan 150 Sport-Honda
Por possuir peças cobiçadas no mercado que cabem em qualquer outra moto, como freio a disco, partida elétrica, entre outros.

CBX 250 Twister-Honda
Utiliza um motor de 250 que serve para vários outros modelos de motocicletas. Além disso, as peças de manutenção são caras, como por exemplo, o painel que custa em torno de R$ 800,00.

YBR 125 Factor-Yamaha
Possui peças caras para fazer a manutenção, o que torna mais fácil a venda delas no mercado ilegal.

Yes 125-Suzuki
Começou a ser roubada à pouco tempo, pois por ser uma moto nova, os motociclistas começaram a fazer a manutenção dela agora. E em função disso, perceberam que as peças também são de alto custo.

Previna-se
Saiba os cuidados para não correr apuros com a sua moto

Fique atento a aproximação de outras motos, principalmente se perceber que elas têm dois ocupantes
• Evite andar sozinho, especialmente a noite, se estiver com garupa, é bem melhor
• Procure não passar por locais isolados e mal iluminados
• Use as trancas e deixe sempre o capacete preso à moto quando for estacionar a motocicleta e procure parar sempre em vias movimentadas
• Instale alarmes e dispositivos antifurto, como sensores de corte de ignição e combustível acionados pelas simples distância do condutor com a moto. Isso vai evitar ações de assaltantes
• Fique alerta ao parar nos semáforos. Desconfie sempre de quem se aproxima, mesmo que não pareçam suspeitos
• Se ao chegar em casa perceber a presença de suspeitos, não pare, vá até a policia
• Prefira sair em grupos
• Faça revisões freqüentes na motocicleta para não correr o risco de ficar parado na estrada ou nas ruas
• Nunca deixe a chave na motocicleta, mesmo que por alguns segundos
• Tenha atenção com o nível de combustível
• Tome um especial cuidado com cruzamentos e lombadas, pois como nestes casos diminui-se a velocidade da moto, é nesta hora que bandidos podem aparecer
• Se vir alguém mexendo em sua moto não se aproxime. Chame a polícia imediatamente
• Se for vítima de roubo nunca reaja, faça movimentos lentos e desça da moto

Fonte: Policia Militar



Política de Privacidade     |    Termos e Condições de Uso     |    Segurança     |    Fale Conosco     |    WebMaster

Copyright ©   -  Todos os direitos Reservados - Brasil 2008